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Jogos de Horror: Explorando o Que Torna um Jogo Realmente Assustador
Os jogos de horror têm a capacidade inata de provocar emoções intensas, instigando um estado de alerta e tensão que, muitas vezes, é única na experiência de um vídeo game. O que realmente faz um jogo ser assustador? Há diversas maneiras de se explorar esse tema, como a sensação de estar em uma perseguição mortal, onde um único movimento em falso pode levar à morte, ou a construção de uma atmosfera de medo e apreensão que persiste mesmo após a finalização do jogo.
Jogos para Suspense e Tensão
No ano passado, apresentamos alguns jogos assustadores para a temporada de Halloween que proporcionam calafrios sem necessariamente elevar a frequência cardíaca. Este ano, a proposta é oposta: destacar jogos que fazem você pensar duas vezes antes de colocar o controle de lado e que podem ser considerados impróprios para pessoas com condições cardíacas.
Esses jogos são mais bem aproveitados com os fones de ouvido ligados e as luzes apagadas, mas não vamos contar a ninguém que você jogou com as luzes acesas—se você também não contar que fizemos o mesmo.
Experiências Memoráveis em Jogos de Horror
Nota do editor: Todos os jogos destacados abaixo são jogos tradicionais “Web2” sem elementos de cripto ou blockchain.
Um dos desafios mais significativos no desenvolvimento de jogos de horror é manter a tensão durante longos períodos de jogo. Resident Evil 7: Biohazard, por exemplo, embora tenha um início fantástico que reposiciona a série no topo do gênero, enfrenta dificuldades em sua segunda metade. Um dos momentos mais tensos ocorre quando o jogador, ao chegar ao topo de uma escada, ouve uma respiração ao fundo, sem outras escolhas além de descer.
Jogos do Tipo “Estou Frito!”
Existem subgêneros dentro dos jogos de horror que carinhosamente chamo de jogos “Vou te pegar!”. Neste tipo, algo está o perseguindo ativamente e o jogador se vê impotente, restando apenas correr e se esconder. Outlast é um exemplo clássico; ambientado em um suposto hospital psiquiátrico abandonado, o jogador deve usar apenas sua inteligência e uma câmera de visão noturna para sobreviver. Outros personagens que aterrorizam o jogador são insaciáveis e determinados a “pegar” o protagonista.
Em contraste, Alan Wake, lançado em 2014, evocava menos medo, sendo mais tenso do que assustador. Porém, sua sequência, Alan Wake 2, oferece um mundo muito mais assustador e perigoso, enquanto o jogador investiga os mistérios de Bright Falls.
Cooperação e Medos Coletivos
Phasmophobia apresenta a famosa pergunta: “Você tem medo?”. Embora o jogo possa ser jogado individualmente, ele é mais eficaz em grupos. Os jogadores utilizam diferentes ferramentas para rastrear fantasmas hostis, sabendo que se forem pegos, a morte é certa. O jogo gerencia um equilíbrio entre humor e terror, tornando-o uma experiência única.
Desafios no Subgênero de Horror de Sobrevivência
Um problema recorrente em jogos de horror de sobrevivência, como Resident Evil 7, é a sensação de progressão que, em última análise, diminui o medo. Enfrentar monstros se torna menos aterrador quando o jogador possui uma quantidade excessiva de armas. GTFO, por outro lado, ignora essa dinâmica. Este jogo de tiro cooperativo em primeira pessoa, inspirado em histórias de horror como a SCP Foundation, coloca os jogadores no papel de prisioneiros explorando uma instalação labiríntica. Comunicação e planejamento são cruciais para a sobrevivência, mas muitas vezes o grupo é rapidamente superado por horrores indescritíveis.
Legado e Inovações no Horror
Recentemente, celebramos o 23º aniversário do lançamento de Silent Hill 2 para PlayStation 2. Enquanto aguardamos ansiosamente o remake do famoso jogo, os críticos avaliam o original como uma obra que ainda se sustenta. Silent Hill 2 criou uma atmosphère sinistra em uma cidade nebulosa, repleta de monstros mutilados e torturados. Com temas que exploram perda, culpa e crueldade, o jogo introduziu um dos vilões mais icônicos do horror nos jogos: Pyramid Head.
Para uma abordagem mais centrada na ação, Dead Space e Resident Evil 2 são exemplos notáveis que se beneficiaram de remakes recentes, que atualizaram a jogabilidade e os gráficos, mantendo a essência que definiu os originais. Ambos os jogos apresentam câmeras em terceira pessoa, resolução de quebra-cabeças e a necessidade de conservar munição, proporcionando experiências que misturam terror e ação.
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autor original:
Eric Frederiksen
ref:https://decrypt.co/284825/7-freaky-scary-horror-games