Table of Contents
Perspectivas de Mercado para o Bitcoin no Final do Ano
Bitcoin está se preparando para uma possível recuperação nos meses finais deste ano, com vários desenvolvimentos alinhados para fornecer um impulso necessário ao mercado, afirmam analistas. Após uma queda de 4% na terça-feira em decorrência do ataque com mísseis do Irã a Israel, o Bitcoin se recuperou, subindo acima de $61,500 após ter caído para cerca de $60,300.
Contexto Geopolítico
A queda no valor do Bitcoin coincidiu com o lançamento de mais de 180 mísseis balísticos do Irã contra Israel, em retaliação a ataques israelenses a posições do Hezbollah no Líbano. Este ataque marcaria o primeiro uso dos mísseis hipersônicos Fattah pelo Irã, segundo relatos da mídia estatal. De forma análoga, os principais índices do mercado dos EUA para ações tradicionais também registraram quedas: o Nasdaq Composite caiu 1,53%, o S&P 500 teve uma redução de 0,93% e o Dow Jones Industrial Average caiu 0,41%.
Fatores Favoráveis ao Mercado
Ainda assim, mesmo diante das tensões econômicas no Oriente Médio, quatro fatores principais se destacam, segundo os analistas da K33 Research, Vetle Lunde e David Zimmerman:
- Medidas de estímulo agressivas da China.
- Dados macroeconômicos dos EUA em mudança.
- A próxima eleição presidencial.
- Um aumento de liquidez proveniente dos pagamentos de falência da FTX.
Estímulos da China e Seu Impacto na Liquidez Global
As recentes medidas de estímulo da China são esperadas para impactar positivamente a liquidez global. No mês passado, o Banco Popular da China introduziu uma série de cortes nas taxas de juros e lançou um pacote de estímulo de $142 bilhões. Esses cortes de taxa e estímulos fiscais estão direcionados a evitar uma recessão e a estimular o crescimento, criando um ambiente mais favorável para ativos de risco especulativos como o Bitcoin.
Expectativas de Dados de Emprego nos EUA
A divulgação de dados de emprego nos EUA, agendada para esta sexta-feira, também deverá influenciar o sentimento do mercado a curto prazo. A correlação do Bitcoin com as ações americanas atingiu máximas em vários anos, com os dados de emprego provavelmente afetando as expectativas de taxas de juros e, consequentemente, o comportamento do mercado. Uma perspectiva de emprego favorável poderia impulsionar ainda mais o Bitcoin, à medida que os investidores reavaliam o cenário macroeconômico.
Implicações da Eleição Presidencial dos EUA
A eleição presidencial nos EUA representa outro fator significativo a ser considerado. Agendada para 5 de novembro, analistas de mercado esperam que uma vitória de Trump atue como um catalisador positivo para o Bitcoin, dada sua postura mais favorável em relação à indústria cripto nos últimos anos. Em contrapartida, uma vitória de Kamala Harris poderia resultar em uma reação negativa a curto prazo do mercado, devido à abordagem regulatória esperada de sua administração em relação aos ativos digitais.
“Os mercados não gostam de incerteza, e para uma indústria emergente como a cripto, a incerteza das eleições de novembro será um peso”, disse Samir Kerbage, diretor de investimentos da Hashdex.
No entanto, independentemente de quem vença, a cripto deverá entrar em um “ambiente político mais favorável”, como acrescentou Kerbage. Isso é uma boa notícia para os participantes da indústria que há muito tempo clamam por regras regulatórias mais claras nos EUA.
Expectativa de Payouts da Falência da FTX
Por fim, os pagamentos esperados da falência da FTX devem fornecer um impulso adicional ao Bitcoin, com credores previstos para injetar cerca de $2,5 bilhões no mercado cripto no final do quarto trimestre ou início do primeiro trimestre, de acordo com Lunde e Zimmerman. Recentemente, um plano para reorganizar a exchange FTX falida ganhou apoio de 94% dos credores da sua plataforma offshore, FTX.com.
O plano busca retornar 118% das reivindicações em dinheiro à maioria dos credores, representando aproximadamente $6,83 bilhões em reivindicações. Com a aprovação dos credores, o plano irá para o tribunal de falências para confirmação, com uma audiência marcada para 7 de outubro. Este pagamento de $6,83 bilhões é parte de uma distribuição mais ampla; em maio, o patrimônio da falência da FTX anunciou que credores e clientes devem receber entre $14,5 bilhões e $16,3 bilhões em total de compensação, cobrindo todas as reivindicações em suas anteriores plataformas.
De qualquer forma, a liquidação desses ativos deverá resultar em uma recompra significativa de cripto, proporcionando um aumento de liquidez ao Bitcoin e outros ativos digitais, conforme afirmaram os analistas.
#BitcoinMarketForecast
#Perspectivas2023
#ChinaStimulusBitcoin
#USAElectionImpact
#FTXBankruptcyPayouts
autor original: Sebastian Sinclair
ref:https://decrypt.co/284242/bitcoin-tailwinds-global-stimulus-election-ftx-payouts