Table of Contents
Putin confirma que BRICS explorará moedas digitais para desenvolvimento de investimentos
BRICS definido para explorar moedas digitais como parte da estratégia para contrabalançar a influência ocidental
Pontos principais
- BRICS discute moedas digitais para reduzir a dependência do dólar americano.
- Nova plataforma BRICS Pay introduzida para melhorar transações transfronteiriças.
No Fórum Empresarial do BRICS em Moscou, o presidente russo Vladimir Putin anunciou que o bloco continuará discutindo o uso de moedas digitais em desenvolvimentos de investimento.
JUST IN: BRICS to use digital currencies for investment developments. pic.twitter.com/i7u7JFsC55
— BRICS News (@BRICSinfo) 18 de outubro de 2024
Isso destaca a estratégia mais ampla do grupo para reduzir a dependência do dólar americano e afirmar uma maior independência econômica. Putin observou que as moedas digitais poderiam beneficiar tanto os membros do BRICS quanto as economias em desenvolvimento.
Putin mencionou que a Rússia, juntamente com outros membros do BRICS, já está trabalhando em um sistema de mensagens financeiras semelhante ao SWIFT, assim como no uso de moedas digitais nacionais para financiar projetos de investimentos de alto crescimento.
Juntamente com as moedas digitais, o bloco BRICS está se preparando para lançar a plataforma BRICS Pay, um sistema de pagamento baseado em blockchain voltado para facilitar transações transfronteiriças dentro da aliança.
A plataforma foi apresentada no fórum e é considerada uma ferramenta chave para reduzir a dependência dos sistemas financeiros ocidentais. Os membros do BRICS, especialmente a Rússia e a China, têm pressionado sua adoção para contornar sanções dos EUA e diminuir a dependência do dólar.
Além das discussões sobre moedas digitais, Putin abordou a expansão do BRICS, dando boas-vindas à inclusão do Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos no bloco.
Ele destacou que mais de 30 países expressaram interesse em cooperar com o BRICS, e a próxima cúpula em Kazan explorará potenciais novos membros.
Putin enfatizou que o BRICS gerará a maior parte do crescimento econômico global nos próximos anos, citando o grande tamanho do bloco e suas economias em rápido crescimento em comparação com as nações ocidentais.
Como parte das contribuições da Rússia para o BRICS, Putin delineou novas iniciativas financeiras, incluindo um sistema conjunto de pagamentos transfronteiriços e uma companhia de resseguros.
Putin ainda convocou o Banco de Desenvolvimento Novo, a instituição de desenvolvimento multilateral do BRICS, a investir em tecnologia, infraestrutura, e-commerce e inteligência artificial em todo o Sul Global.
#BRICS #MoedasDigitais #Investimento #Putin #EconomiaGlobal #Blockchain