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Leilão de Arte Digital “Ascend” na Christie’s
Em 10 de outubro, a Christie’s Londres sediará um leilão para “Ascend”, uma obra de arte digital dinâmica e única, inscrita no protocol de Ordinais do Bitcoin. Essa será a única obra de arte digital à venda no evento de Arte Pós-Guerra e Contemporânea.
Uma Nova Era na Arte Digital
Este evento representa a primeira vez que um Bitcoin Ordinal será exibido em um leilão ao vivo na Christie’s, *abrindo um diálogo entre o mundo da arte tradicional e o digital*. “Ascend” faz parte do projeto “The Wild Within”, criado pelos artistas Ryan Koopmans e Alice Wexell. A série visa revitalizar ruínas arquitetônicas por meio de um meio digital, *unindo fotografia a técnicas avançadas de 3D* para dar nova vida a espaços abandonados.
A Obra “Ascend”
A obra captura a beleza em decomposição do Sanatório Iveria em Tskaltubo, Geórgia, um antigo destino de saúde famoso na era soviética. A estrutura, construída entre 1952 e 1962, caiu em ruína, criando um *cenário poético para a exploração artística de Koopmans e Wexell*.
“Estou muito animado para anunciar que ‘Ascend’, nossa inscrição dinâmica única, está na venda de Arte Pós-Guerra e Contemporânea da Christie’s em Londres.”
— Ryan Koopmans
O lobby do sanatório, agora em ruínas e tomado pela natureza, serve como o ponto focal da arte. Por meio de sua visão artística, *Koopmans e Wexell injetam uma mistura surreal do passado e futuro, natureza e arquitetura*.
Inovação e Tecnologia
O que diferencia “Ascend” é sua natureza dinâmica. Inscrita na blockchain do Bitcoin utilizando o protocolo Ordinals, a obra muda entre modos diurno e noturno, refletindo o horário real do local arquitetônico na Geórgia por meio de um processo de transição de 30 minutos.
Isso é possível graças a uma *codificação inovadora de recursão*, desenvolvida pela equipe da Inscribing Atlantis, permitindo que o artefato digital mude em tempo real. A codificação faz referência ao relógio do Bitcoin, permitindo que a obra refleita a passagem do tempo em sua localização física original.
Transformação na Arte Digital
“Isso permite a criação de obras de arte maiores através de várias inscrições,” afirmou Koopmans. “Os Ordinais, funcionando como artefatos digitais na blockchain do Bitcoin, ressoam com nosso objetivo de preservar o tema (ruínas arquitetônicas deterioradas) e a arte em uma forma permanente e imutável.”
A recursão em Ordinais é uma técnica que permite que artistas superem as limitações de tamanho de arquivo inerentes à inscrição de dados na blockchain do Bitcoin. Dado que cada inscrição tem uma limitação de tamanho máximo, a criação de obras maiores e mais complexas exige um método para unir várias inscrições menores que funcionam em conjunto.
“A recursão nos permite exatamente isso, permitindo que uma inscrição referencie e incorpore outras,” explicou Koopmans. “Isso significa que podemos construir uma obra abrangente juntando várias peças individuais que estão todas inscritas na blockchain.”
Impacto e Futuro do Bitcoin na Arte
“A codificação dinâmica aprimora esse processo introduzindo elementos interativos ou em evolução à obra de arte,” continuou ele. “Ao embutir código dentro dessas inscrições, podemos criar peças que respondem a interações do usuário ou mudam ao longo do tempo com base em certas condições.”
Koopmans reforçou que “Ascend” foi inscrita em um satoshi minerado em 24 de março de 2021—o mesmo dia em que ele criou a primeira peça de “The Wild Within” no Ethereum, criando “uma conexão significativa entre essas duas blockchains.”
“Colaborar com os talentosos desenvolvedores da Inscribing Atlantis nos permitiu criar uma obra que é personalizada, fiel à nossa visão artística, e a primeira de seu tipo de várias maneiras”, acrescentou Koopmans.
“Inscrever no Bitcoin é uma ferramenta fantástica para registrar a proveniência e preservar a longevidade da arte na blockchain,” ele continuou. “No entanto, a criação visual e conceitual da arte em si permanece de grande importância e não deve ser ofuscada pelos aspectos técnicos.”
Embora “Ascend” exista na blockchain do Bitcoin, uma impressão física da obra também estará disponível para o colecionador vencedor em uma das três opções de tamanho.
Este leilão na Christie’s não é apenas um marco para Koopmans e Wexell, mas também para a *adoção mais ampla dos Ordinais como um novo meio de arte digital*, especialmente no espaço das belas artes.
Tradicionalmente, o Bitcoin era conhecido por seus usos financeiros, mas o advento dos Ordinais abriu novas possibilidades para *preservar a arte digital em uma forma imutável e descentralizada*. E a técnica de recursão quebrou algumas das barreiras iniciais em torno da inscrição no Bitcoin, permitindo obras mais complexas como esta.
“O Bitcoin é excepcional,” disse Koopmans. “Alcançar novos públicos é essencial para qualquer artista, e a comunidade de arte do Bitcoin tem sido incrivelmente acolhedora, solidária e entusiasmada.”
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autor original: Erika Lee
ref:https://decrypt.co/283646/bitcoin-ordinals-artwork-first-auctioned-christies