[ccpw id="5"]

spot_img

“Desvendando o Walrus: O Futuro da Armazenamento Descentralizado!”

-

Introdução ao Walrus: Um Protocolo de Armazenamento Descentralizado

Mysten Labs revelou recentemente seu protocolo de armazenamento descentralizado e disponibilidade de dados, Walrus, durante o evento Sui Builder House em Singapura. Este lançamento é parte da estratégia da empresa para abordar a inovação em armazenamento, um aspecto crítico nas discussões sobre a evolução do Web3.

A Importância do Armazenamento Descentralizado

Segundo Janet Wu, Diretora de Produto da Mysten Labs, a empresa reconheceu a *importância dos dados* e a *falta de inovação em armazenamento* nos últimos anos, levando à escolha do armazenamento descentralizado como uma área chave para transformar o Web3 em realidade.

“Walrus será oficialmente uma rede independente de Prova de Participação Delegada, governada e incentivada por seu token de utilidade nativo, WAL.” — Walrus (@WalrusProtocol)

Desenvolvimentos Futuros e Tecnologias Inovadoras

O lançamento do whitepaper do Walrus e o anúncio do token WAL marcam a transição do projeto para a próxima fase de desenvolvimento, após o lançamento do devnet em junho de 2024.

A Integração com Aplicações Web3

A plataforma de armazenamento descentralizado promete *desbloquear o Web3* para diversas aplicações, como:

  • Redes sociais com requisitos ricos em conteúdo
  • Plataformas colaborativas, como Google Docs
  • Treinamento de inteligência artificial com garantias de proveniência dos dados

“O armazenamento descentralizado permite que os dados sejam armazenados em múltiplos nós, proporcionando robusta resistência à censura e maior confiabilidade,” afirmou Lefteris Kokoris-Kogias, pesquisador da Mysten Labs.

Arquitetura do Walrus

Walrus é uma plataforma de armazenamento descentralizada de “próxima geração”, projetada sobre a rede layer-1 Sui, utilizando arquivos chamados “blobs” para armazenar dados. Um dos aspectos inovadores é o algoritmo de codificação de dados *Red Stuff*, que utiliza um novo algoritmo baseado em códigos de fonte, permitindo a codificação de grandes arquivos em uma única passagem, resultando em um processamento significativamente mais rápido, conforme descrito no whitepaper do Walrus.

Tokenomics do WAL e Mecanismo de Estaking

Durante uma apresentação, Janet Wu explicou as *tokenômicas* por trás do token WAL, que possibilita um *modelo de estaking* que permite aos nós receber dados em proporção ao seu *stake* relativo. Os preços de armazenamento são definidos coletivamente pelos nós de armazenamento, e os pagamentos dos usuários retornam aos stakers na forma de recompensas de estaking.

O processo de *atestation* exige que os nós de armazenamento participem de “desafios de dados assíncronos” para garantir a retenção de dados, com penalidades para aqueles que não cumprirem os desafios.

Apresentação do Walrus

Implicações e Futuro do Walrus

O WAL também funciona como um *token de governança*, permitindo que os stakers votem em ajustes de parâmetros. As tokenômicas do Walrus são projetadas para permitir que seus nós de armazenamento “se reorganizem e funcionem”, além de incentivar a atuação dos participantes como um sistema descentralizado.

Com o testnet do Walrus programado para ser lançado ainda este ano, a plataforma já desperta interesse entre projetos que buscam aproveitar sua oferta de armazenamento descentralizado. O Breaking the Ice, um hackathon do Devnet do Walrus, já contabiliza 60 projetos submetidos e 288 participantes registrados, com um prêmio total de $50.000 para as equipes vencedoras.

A plataforma Decrypt também se integrou ao Walrus, planejando armazenar seus artigos, vídeos e fotos no protocolo.

Conclusão: Oportunidades para Desenvolvedores

“Qualquer criador de qualquer rede é capaz de construir no Walrus,” afirmou Wu. “Embora Walrus utilize a Sui como camada de coordenação subjacente, é *agnóstico em relação à rede* e qualquer aplicativo de qualquer rede pode trabalhar com o Walrus,” concluiu. O protocolo foi projetado para “todos que buscam descentralizar sua pilha, especialmente seu armazenamento.”

#WalrusProtocol
#ArmazenamentoDescentralizado
#Web3
#Tokenomics
#GovernançaDigital

autor original: Decrypt Staff
ref:https://decrypt.co/283473/mysten-labs-unveils-decentralized-storage-protocol-walrus

LATEST POSTS

Hong Kong Cyberport: 7 Inovações em Blockchain

Hong Kong Cyberport está liderando inovações em tecnologia blockchain e Web3.

Coinbase Deslista WBTC: Impacto no DeFi

A Coinbase vai deslistar o WBTC, afetando o mercado DeFi e introduzindo o cbBTC.

Drenos de Criptomoedas: 7 Dicas de Segurança Essenciais

Aprenda dicas para proteger suas criptomoedas de drenos e scams.

Preço do Ethereum: Análise Técnica 2024

Análise do preço do Ethereum e previsões para 2024.

Most Popular

spot_img