Table of Contents
Resumo do Caso de Hacking da Conta do Twitter da SEC
Recentemente, o Federal Bureau of Investigation (FBI) prendeu um homem acusado de seqüestrar a conta do Twitter (também conhecida como X) da Securities and Exchange Commission (SEC) nos Estados Unidos. O autor utilizou a conta para fazer um tweet prematuro em janeiro anunciando que a agência havia aprovado ETFs de Bitcoin, o que resultou em um aumento significativo no preço da criptomoeda.
Detalhes da Ocorrência
O Acusado e a Técnica de Hacking
Eric Council Jr., de 25 anos, natural de Athens, Alabama, foi preso e acusado de utilizar uma técnica chamada SIM swapping, que envolve a troca de um cartão SIM celular. Essa técnica permite que o criminoso obtenha controle sobre o número de telefone da vítima, possibilitando o acesso não autorizado à conta do Twitter da SEC. Assim que o tweet falso foi postado, o preço do Bitcoin subiu mais de $1.000, mas logo caiu em $2.000 após o desmentido.
“Esses esquemas de SIM swapping, onde fraudadores enganam provedores de serviços para obter controle dos telefones de vítimas desavisadas, podem resultar em perdas financeiras devastadoras e vazamentos de informações pessoais e privadas,” afirmou o procurador dos EUA Matthew Graves.
Como o Acesso foi Obtido
Council, conhecido por vários pseudônimos como “Ronin” e “Easymunny”, utilizou informações pessoais roubadas de um funcionário da SEC para criar uma identificação falsa. Ele se deslocou 35 milhas para Huntsville, Alabama, para adquirir um novo cartão SIM associado à conta móvel da vítima.
O FBI não informou como Council obteve as informações pessoais do funcionário da SEC. Após conseguir o novo SIM e um iPhone, ele acessou a conta do Twitter e compartilhou os dados de login com outros co-conspiradores.
Consequências e Implicações Legais
Reação da SEC
Após o tweet fraudulento, Bitcoin alcançou o valor de $47.680 antes de cair para $45.627, de acordo com a plataforma CoinGecko. Em resposta, o presidente da SEC, Gary Gensler, fez um post no Twitter esclarecendo que a SEC não havia aprovado a listagem e negociação de ETFs de Bitcoin:
A conta do Twitter @SECGov foi comprometida, e um tweet não autorizado foi postado. A SEC não aprovou a listagem e negociação de produtos de troca de ativos de bitcoin.
— Gary Gensler (@GaryGensler) 9 de janeiro de 2024
Ação do FBI e Riscos Enfrentados
Ao perceber as potenciais consequências de suas ações, Council iniciou buscas na internet sobre como saber se estava sendo investigado pelo FBI. Contudo, o FBI enfatizou que a procura de tal informação na web não ajudaria em seu caso.
Se condenado, Council poderá enfrentar uma pena máxima de 15 anos de prisão federal por roubo de identidade e três anos por impersonar uma agência federal.
Reflexões Finais
Este caso evidencia os riscos envolvidos em fraudes relacionadas a criptomoedas e a importância do cumprimento das normas e regulamentos no mercado financeiro. O inspetor geral da SEC, Deborah Jeffrey, ressaltou que a prisão deste indivíduo reflete um compromisso em responsabilizar os criminosos que prejudicam a integridade dos mercados financeiros.
Vale notar que a SEC finalmente anunciou a aprovação dos ETFs de Bitcoin para negociação um dia após o incidente, em 10 de janeiro.
#SEC, #Hacking, #Bitcoin, #Criptomoedas, #SIMSwapping, #FBI, #Fraude, #ETFs