Table of Contents
Comunicação via Satélite em Situções de Emergência: O Caso dos Usuários do iPhone em Carolina do Norte
Usuários do Apple iPhone com modelos mais recentes agora podem utilizar a tecnologia de satélites para enviar mensagens em momentos em que os serviços de celular e WiFi estão indisponíveis, graças a um novo recurso introduzido no iOS 18. Residentes da Carolina do Norte relataram que essa funcionalidade está “literalmente salvando vidas” durante a devastação causada pelas inundações provocadas pelo furacão Helene.
Impactos do Furacão Helene
De acordo com estimativas, cerca de 400,000 residentes estão sem energia elétrica ou serviço de celular, devido aos elevados níveis de chuvas registrados no estado durante o impacto do furacão.
Uso do Recurso de Mensagens via Satélite
Os indivíduos que adquiriram iPhones nos últimos dois anos, especificamente modelos a partir do iPhone 14, podem se conectar à rede de satélites da Apple para enviar mensagens, desde que tenham atualizado para o software mais recente do sistema operacional.
Um residente de Asheville, Matt Van Swol, expressou sua gratidão pela nova funcionalidade em uma mensagem via Twitter:
“I’ve never been more thankful to be an iPhone user. Due to the lack of cell service, EVERYONE in Asheville NC right now on iOS 18 has been able to get messages out and in with the Satellite messaging feature. This is literally saving lives @Apple.”
Funcionamento da Comunicação via Satélite
A tecnologia de mensagens e chamadas via satélite permite que os usuários se comuniquem através de satélites em órbita da Terra, ao invés de depender de redes de celular ou WiFi, que são baseadas em torres e roteadores terrestres. Esse sistema se demonstra particularmente eficaz em áreas afetadas por desastres naturais, onde a infraestrutura tradicional de comunicação pode estar comprometida.
Iniciativas Adicionais e Apoio Comunitário
Além da tecnologia da Apple, outra solução de satélite que está sendo implementada em Asheville e em outras áreas afetadas é o serviço Starlink, de Elon Musk, cujos terminais estão sendo distribuídos nas regiões impactadas pelo furacão. A Y’all Group, uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar comunidades afetadas por eventos climáticos severos, está colaborando na distribuição do hardware de comunicação necessário.
Ryan Hall, voluntário da Y’all Group, compartilhou sua perspectiva sobre os esforços:
“We’re working with local officials to make sure they get to the remote areas that need them as quickly as possible. We’re also paying for unlimited data plans for each one.”
Estatísticas de Falta de Energia
Atualmente, mais de 1.7 milhões de clientes estão sem energia elétrica em vários estados e territórios, com a Carolina do Sul apresentando o maior número de interrupções, afetando 672,986 clientes, seguida pela Geórgia com 521,226.
- Carolina do Norte: 390,182 interrupções
- Virgínia: mais de 90,000 interrupções
- Flórida: aproximadamente 89,000 interrupções
Essas situações destacam a importância da inovação tecnológica em contextos de emergência e a necessidade de soluções que garantam a continuidade da comunicação em tempos de crise.
#ComunicaçãoViaSatélite
#InovaçãoTecnológica
#SatélitesSalvandoVidas
#FuracãoHelene
#ApoioComunitário
autor original: Jason Nelson
ref:https://decrypt.co/283942/apple-and-starlink-shine-in-hurricane-crisis