Banco do Japão mantém taxa de juros em 0,25% após inflação núcleo subir para 2,8%
A postura cautelosa do BOJ visa equilibrar a atividade econômica com o controle da inflação.
O Banco do Japão (BoJ) decidiu manter inalteradas suas taxas de juros em 0,25% na sexta-feira, após o aumento de 2,8% nas preços ao consumidor núcleo em agosto, conforme mostram os dados do governo.
BREAKING: Bank of Japan Keeps Rates Unchanged
— Crypto Briefing (@Crypto_Briefing) 20 de setembro de 2024
A decisão era amplamente esperada, em meio a preocupações contínuas de que o aumento nos preços pudesse afetar negativamente o consumo. O banco central japonês mostra cautela em aumentar as taxas, uma vez que tal medida poderia restringir a atividade econômica e prejudicar a inflação impulsionada pela demanda que o BoJ busca estimular.
Volatilidade no mercado após aumento recente
Após o recente aumento da taxa pelo BOJ para 0,25% em julho, houve uma crescente volatilidade nos mercados acionário e de câmbio. O banco central pretende avaliar o impacto desse aumento anterior antes de realizar novos ajustes, visto que mudanças abruptas poderiam acrescentar mais instabilidade ao mercado.
Comparativo com políticas monetárias dos EUA
A decisão mais recente do BoJ de manter as taxas está inserida em um contexto de mudanças nas políticas monetárias do banco central dos Estados Unidos. Na quarta-feira, o Federal Reserve dos EUA cortou as taxas de juros em 50 pontos-base, sua primeira redução em mais de quatro anos desde o início da pandemia de Coronavírus.
Após essa decisão do Fed, tanto o Bitcoin (BTC) quanto o mercado de ações apresentaram desempenho positivo. Os índices subiram em geral, marcando um dos melhores dias do ano:
- S&P 500 subiu 1,7%, superando seu último recorde histórico registrado em julho.
- Dow Jones Industrial Average disparou 1,3% para ultrapassar seu próprio recorde estabelecido na segunda-feira.
- Nasdaq Composite ganhou 2,5%.
O preço do Bitcoin (BTC) saltou para perto de $61,000 minutos após a decisão do Fed, mas retrocedeu repentinamente para cerca de $60,500. No entanto, parece que os investidores estavam um pouco atrasados. Nas últimas 24 horas, o BTC disparou em direção a $63,000, registrando um aumento de 6%.
O movimento do Fed também elevou o mercado de criptomoedas como um todo, com a capitalização total do mercado aumentando 2% em resposta a essa decisão.
Compartilhe este artigo
#BancoDoJapão
#TaxaDeJuros
#Inflação
#PolíticasMonetárias
#VolatilidadeMercado
autor original: Vivian Nguyen
ref:https://cryptobriefing.com/boj-rate-decision-unchanged/