A Regulação de Criptomoedas em Taiwan: Um Novo Cenário para as Empresas do Setor
Empresas de criptomoeda em Taiwan devem registrar-se junto ao regulador financeiro do país até o final de setembro de 2025, ou poderão enfrentar até dois anos de prisão. Essa nova exigência foi estabelecida pela Comissão de Supervisão Financeira de Taiwan (FSC), que afirmou que todos os prestadores de serviços de ativos virtuais (VASPs) operando na região devem cumprir um conjunto de novas regulamentações anti-lavagem de dinheiro (AML), que foram atualizadas em julho de 2024.
Penalidades e Consequências do Não Cumprimento
Empresas que não atenderem a este novo prazo poderão também enfrentar multas que podem chegar a aproximadamente $155.000 (NT$5 milhões). As novas regras de AML ainda estão em fase de elaboração e têm previsão de lançamento para 1º de janeiro de 2025.
Requisitos Adicionais Impostos às Empresas de Cripto
Além do processo de registro, as empresas de cripto deverão atender a requisitos de capital e fornecer proteções tanto “passivas quanto ativas” segundo relatos da mídia local. Essas medidas podem incluir:
- Assegurar que a gestão das empresas de cripto possua experiência profissional suficiente;
- Verificar que gestores não tenham condenações criminais anteriores.
Taiwan introduziu seu último conjunto de regras sobre AML para criptomoedas em julho de 2021, mas após o recente anúncio, até mesmo as empresas completamente em conformidade precisarão re-registrar-se junto à FSC para evitar punições.
Legislação Adicional e Influências Externas
Em adição ao prazo de registro de AML, o regulador taiwanês também planeja propor uma “lei especial” que regulamentará as criptomoedas, conforme noticiado pela mídia local. A FSC se baseou em legislações da União Europeia, Japão, Hong Kong, Reino Unido e Coreia do Sul ao redigir a nova lei, que deve ser apresentada em junho de 2025. Posteriormente, essa lei precisa ser aprovada pelo Yuan Executivo, que é a mais alta corte de Taiwan.
A Evolução das Regulamentações em Taiwan
As regulamentações sobre criptomoedas em Taiwan também estão passando por flexibilizações em alguns aspectos. Segundo um anúncio separado feito esta semana, alguns investidores institucionais e indivíduos de alto patrimônio líquido no país do Leste Asiático agora poderão negociar fundos de índice de criptomoedas estrangeiras (ETFs).
Entretanto, existem várias condições a serem cumpridas. Por exemplo, o Conselho de Diretores de uma empresa deve aprovar antes que a companhia possa investir em ETFs de cripto.
A Visão Crítica dos Reguladores Financeiros
Os reguladores financeiros de Taiwan já expressaram desconfiança em relação às criptomoedas. Em março, o presidente da Autoridade de Supervisão Financeira, Huang Tianmu, declarou que os ativos virtuais “não têm valor intrínseco, mas são altamente voláteis”. Ele também afirmou que “o surgimento do Bitcoin não tem relação com a economia real” durante uma entrevista a uma publicação local sobre suas propostas de regulação do mercado.
“O surgimento do Bitcoin não tem relação com a economia real.”
Essas declarações refletem a necessidade de um equilíbrio delicado entre a inovação no setor de criptomoedas e as preocupações com a segurança e a estabilidade financeira em Taiwan.
#RegulaçãoCriptomoedasTaiwan
#AMLemTaiwan
#RegulamentaçõesCriptoTaiwan
#LeiEspecialCrypto
#InovaçãoXSegurançaTaiwan
autor original: Will McCurdy
ref:https://decrypt.co/284501/taiwan-crypto-firms-must-register-by-september-2025-or-face-two-years-jail-time