Home Coins Bitcoin “Fraude Cripto: FBI Apreende Milhões em Operação Internacional”

“Fraude Cripto: FBI Apreende Milhões em Operação Internacional”

0

Intervenção do FBI em Esquemas de Fraude Criptográfica

O Federal Bureau of Investigation (FBI) conseguiu apreender mais de 6 milhões de dólares em criptomoedas de golpistas baseados no Sudeste Asiático, que visavam cidadãos americanos. Essa operação foi uma resposta a esquemas de fraude que resultaram em perdas financeiras significativas para as vítimas, as quais foram enganadas ao acreditarem que estavam investindo em oportunidades legítimas.

Impacto das Fraudes Cripto

De acordo com um anúncio do FBI de 26 de setembro, o impacto desses esquemas foi enfatizado pelo Diretor Assistente Chad Yarbrough da Divisão de Investigação Criminal do FBI:

“Esses tipos de esquemas são devastadores e impactam milhares de americanos todos os dias. O FBI tem visto vítimas perderem milhões de dólares, assumindo segundas e terceiras hipotecas em suas casas, tudo na esperança de encontrar a próxima grande oportunidade de investimento.”

Métodos Utilizados pelos Golpistas

As vítimas eram orientadas a transferir fundos de suas contas bancárias para contas de criptomoedas e, em seguida, mover os ativos para plataformas fraudulentas no exterior. Inicialmente, alguns golpes permitiram que as vítimas retirassem fundos, criando uma falsa sensação de confiança. Porém, eventualmente, elas foram bloqueadas e perderam seus investimentos.

O Procurador dos EUA, Matthew M. Graves, para o Distrito de Colúmbia, afirmou em um anúncio de 26 de setembro:

“O fato de que esses golpistas e suas contas estão tipicamente localizados fora dos Estados Unidos não nos impedirá, nem a nossos parceiros do FBI, de fazer tudo o que pudermos para recuperar os frutos dessas fraudes.”

Estatísticas e Crescimento das Perdas

Dados apresentados ao Centro de Queixas de Crimes na Internet do FBI (IC3) em 2022 mostraram que esquemas desse tipo visaram dezenas de milhares de vítimas nos Estados Unidos, resultando em mais de 2 bilhões de dólares em perdas. A quantia reportada em queixas do IC3 envolvendo criptomoedas aumentou em 45% desde 2022, de mais de 3,8 bilhões para mais de 5,6 bilhões de dólares em 2023.

Dicas de Prevenção

Joseph E. Carrico, Agente Especial responsável pela Divisão do FBI em Knoxville, enfatizou:

“A melhor defesa é educar-se antes de fazer qualquer investimento.”

Desafios na Apreensão de Criptomoedas

Neste caso, o FBI conseguiu rastrear os fundos das vítimas na blockchain e identificar múltiplos endereços de carteiras de criptomoedas que totalizavam mais de 6 milhões de dólares. O Escritório de Assuntos Internacionais do Departamento de Justiça e a Unidade de Ativos Virtuais do FBI auxiliaram na investigação. O comunicado de imprensa também reconheceu a Tether pelo seu papel na facilitação da transferência dos ativos apreendidos.

A apreensão de criptomoedas é significativamente mais difícil do que congelar uma conta bancária, devido à natureza descentralizada e permissionless da blockchain.

Iniciativas Globais contra Fraudes Digitais

As agências de segurança estão à procura de novos instrumentos para facilitar a apreensão de ativos digitais. Recentemente, a polícia do Reino Unido e a Agência Nacional do Crime obtiveram o poder de “apreender, congelar e destruir” criptomoedas usadas por criminosos.

Esse desenvolvimento ocorre depois que a polícia brasileira conseguiu apreender 28,7 milhões de dólares em criptomoedas, de acordo com relatórios do final de agosto.

#FraudeCriptográfica #ApreensãoPeloFBI #EsquemasDeGolpe #PrevençãoDeInvestimentos #ApreensãoDeCriptomoedas

autor original: Adrian Zmudzinski
ref:https://decrypt.co/283439/doj-seizes-6-million-linked-to-devastating-crypto-romance-schemes

Sair da versão mobile