Cartões de Pagamento em Criptomoeda: O Caso do Gnosis Pay
Os cartões de pagamento em criptomoeda tornaram-se uma maneira popular para os detentores de criptomoedas gastarem seus *satoshis* arduamente ganhos, permitindo que paguem utilizando criptomoedas por meio de redes amplamente aceitas como Visa e Mastercard.
Inovação com o Gnosis Pay
Lançado em 2023, o cartão de débito Visa Gnosis Pay é único entre as ofertas de cartões de pagamento em criptomoeda. Ele é *auto-custodial*, permitindo que os usuários tenham total controle sobre seus fundos em criptomoeda e possibilitando que usuários iniciais façam pagamentos diretamente de seus endereços de blockchain sem taxas. Como um cartão Visa, ele é aceito mundialmente por mais de 80 milhões de comerciantes.
No entanto, enquanto cartões de pagamento em criptomoeda de plataformas como Coinbase e Binance exigem que o usuário confie seus fundos a um terceiro, o Gnosis Pay se diferencia nesse aspecto.
“O Gnosis Pay permite que você conecte uma carteira auto-custodial a um cartão de crédito, permitindo que você off-rampe sua criptomoeda em qualquer lugar onde a Visa é aceita,” disse Friederike Ernst, cofundadora da Gnosis, em uma entrevista recente. Ela acrescentou que “construir essas pontes” entre o antigo e o novo é “como pensamos que a adoção pode acontecer.”
Banking 3.0: O Desenvolvimento de Novas Infraestruturas Financeiras
O cartão Gnosis Pay é um primeiro passo rumo ao que se designa como *on-chain banking*, ou “banking 3.0”, conforme afirmou Deep Shah, da equipe fundadora da Gnosis Pay e chefe de crescimento, em uma discussão recente no Token2049. “Imagine bancos onde os banqueiros estão separados do banking, banking sem fronteiras, e capacitando os usuários a custodiar seus próprios fundos,” acrescentou.
De acordo com Shah, na *banking 3.0*, a infraestrutura bancária central não se baseia em sistemas tradicionais de 50 anos, mas é construída sobre o *Web3*. Em vez disso, holders do cartão Gnosis Pay armazenam suas criptomoedas por conta própria, utilizando um Gnosis Pay Safe. Essas carteiras de smart contract já permitem que os usuários custodiem mais de $70 bilhões em ativos, conferindo a eles – e não a um terceiro – controle exclusivo sobre a propriedade de seus fundos.
Funcionalidades e Conformidade Regulatória
“Essa é a sua base de conta,” disse Shah, acrescentando que possui *capacidades de cartão*, permitindo que os usuários gastem seu dinheiro como um cartão Visa. A conta também possui funcionalidades, com um número IBAN associado ao Safe que permite enviar dinheiro fiat para e do cartão através de transferências bancárias regulares.
Para carregar suas contas Gnosis Pay, os usuários podem enviar EURe, uma stablecoin autorizada e regulamentada pela *FSA islandesa*, para o Gnosis Pay Safe ou realizar uma transferência instantânea SEPA para seu IBAN do Gnosis Pay. Para garantir conformidade com as regulamentações, os usuários devem passar por uma verificação de conhecimento do cliente (*KYC*) antes de solicitar um cartão, e cada transação passa por uma verificação on-chain de ‘conhecimento da transação’ (*KYT*).
Através de módulos personalizados no Safe, os fundos são transferidos do Safe do usuário após um pagamento ser feito ao emissor do cartão, e depois, finalmente off-rampados para a liquidação com a Visa e o comerciante.
Interação com a Web3 e Futuro das Finanças
Por estar no *on-chain*, o Gnosis Pay Safe também permite que o usuário interaja com aplicações descentralizadas (*dapps*) do Web3, uma característica não vista com concorrentes centralizados, informou Shah à Decrypt.
“As contas Gnosis Pay têm o potencial de unir o melhor dos mundos Web2 e Web3, para construir uma proposta que os usuários nunca viram antes,” disse ele. “O banking 3.0 é sem fronteiras, 24/7/365, empodera os usuários a custodiar seus fundos se desejarem, e permite inovação permissionless e *composability* mantendo a experiência do usuário à qual já estão habituados,” explicou.
A visão do “banking 3.0” da Gnosis faz parte de sua ampla iniciativa para desenvolver o “Gnosis 3.0”, que busca “conectar o potencial técnico do blockchain com as necessidades práticas dos usuários do dia a dia, tornando as ferramentas financeiras descentralizadas acessíveis e utilizáveis por todos.”
Recursos e Incentivos para Usuários
O Gnosis Pay possui uma base ativa de usuários em plataformas como Discord e Twitter. Em consonância com a filosofia do Web3 de recompensar os primeiros adotantes e seu foco na comunidade, a empresa opera um programa de referência e programa de cashback que oferece recompensas extras para detentores de sua coleção NFT OG.
Dependendo de quanto do token GNO os usuários mantêm em seu Gnosis Pay Safe, eles recebem cashback de GNO entre 1% e 4%. Os usuários com 0.1-1 GNO recebem 1% de cashback, escalando para 2% para aqueles com 1-10 GNO, 3% para 10-100 GNO, e 4% para aqueles com mais de 100 GNO. Detentores do NFT OG da Gnosis também recebem um adicional de 1% de cashback, chegando a um máximo de 5%.
O financiamento do programa de recompensas vem do GnosisDAO, com um pool de 10.000 GNO inicialmente alocado através de uma proposta on-chain.
O recurso mais aguardado do Gnosis Pay finalmente chegou! 🦉🎁
Obtenha até 5% de cashback em seus pagamentos com o cartão Gnosis Pay. Sim, você ouviu direito.
Aqui está tudo que você precisa saber sobre isso.
A recompensa NFT OG recompensa os primeiros adotantes por apoiarem o Gnosis Pay, “mantendo-se fiéis aos valores da comunidade,” afirmou Shah à Decrypt. O NFT também promete oferecer acesso a “novas funcionalidades, experiências no mundo real e vantagens com nossos parceiros” no futuro.
Embora a mintagem esteja fechada, não detentores do NFT OG que referirem novos usuários também terão a chance de ganhar acesso a um NFT OG se indicarem três ou mais pessoas para o Gnosis Pay Card até 31 de outubro.
No horizonte, estão novos países como Brasil, Cingapura, Tailândia e Argentina, além de integrações nativas com Apple Pay e Google Pay que estão chegando “muito em breve.”
“Isso é o que chamamos de banking 3.0,” disse Shah. “Sua conta bancária antiga com o poder do Web3 – ou sua carteira de criptomoedas com capacidades de conta bancária.”
Postagem patrocinada pela Gnosis Pay
Saiba mais sobre como fazer parceria com a Decrypt.
#GnosisPay #Criptomoeda #Banking3.0 #Pagamentos #Web3 #Inovação #Finanças #CryptoCard #Cashback #NFT