Hut 8 completa mudança para o mercado de IA com lançamento de GPU como Serviço
Uma nova vertical que abrange computação em IA, mineração de Bitcoin e serviços tradicionais de nuvem
Principais Takeaways
- Hut 8 Corp. implantou 1.000 GPUs NVIDIA H100 para sua nova vertical de GPU como serviço.
- A camada de computação da empresa agora inclui computação em IA, mineração de Bitcoin e serviços de nuvem.
A empresa de mineração de Bitcoin, Hut 8, iniciou sua vertical de GPU como serviço, gerando receita com o primeiro cluster de GPUs de um desenvolvedor de nuvem de IA. O cluster, localizado em um data center de nível três em Chicago, é equipado com múltiplos supercomputadores Hewlett Packard Enterprise Cray, alimentados por 1.000 GPUs NVIDIA H100.
A Hut 8 colaborou com a HPE e a AdvizeX para projetar, configurar e comissionar o cluster, que opera sob sua subsidiária, Highrise AI. A empresa garantiu um contrato de cinco anos com o desenvolvedor de nuvem de IA, incluindo pagamentos fixos pela infraestrutura e compartilhamento de receita.
“O lançamento de nossa vertical de GPU como serviço diversifica ainda mais nossa camada de computação, que agora abrange computação em IA, mineração de Bitcoin e serviços de nuvem tradicionais,” afirmou Asher Genoot, CEO da Hut 8.
A nova vertical visa maximizar os retornos sobre seus ativos de energia e infraestrutura digital ao expandir sua camada de computação para tecnologias que consomem muita energia.
“Estamos entusiasmados em apoiar o lançamento da oferta de GPU como serviço da Hut 8, em colaboração com nosso parceiro de confiança AdvizeX, por meio da entrega de soluções de computação de alto desempenho de classe mundial,” acrescentou Jerome Boucher, Vice-presidente e Gerente Geral, Soluções HPC e IA, América do Norte da HPE.
IA e computação em nuvem como alternativas para mineradores
O custo para minerar um BTC quase dobrou em um ano, subindo de $14.907 para $26.232, segundo o relatório da Hut 8 sobre suas atividades do segundo trimestre.
Notavelmente, esse aumento foi experimentado por outras empresas de mineração de Bitcoin, já que a TeraWulf noticiou um aumento de 243,2% nos custos de energia sozinha.
Portanto, a mudança da Hut 8 para iniciar uma vertical dedicada à IA e à computação em nuvem não é surpreendente. Além disso, está alinhada com os esforços de outras empresas de mineração.
A Core Scientific anunciou em junho uma parceria para fornecer 70 megawatts ao CoreWeave com GPUs da Nvidia. Além disso, a Reuters reportou que 20% da capacidade elétrica dos mineradores de Bitcoin deve transitar para a IA até o final de 2027.
No entanto, essa transição não é simples. Zach Bradford, CEO da CleanSpark, contou à Reuters que leva até três anos para construir um centro de dados sofisticado, acrescentando que a maioria dos mineradores de Bitcoin que afirmam que vão migrar para a IA “não sabe realmente no que estão se metendo.”
1. #Hut8
2. #GPUcomoServico
3. #ComputacaoemIA
4. #MineracaodeBitcoin
5. #EnergiaeInfraestrutura
autor original: Gino Matos
ref:https://cryptobriefing.com/gpu-as-a-service-launch/