Home Blockchain FBI Lança Token e Revoluciona Mercado de Criptomoedas!

FBI Lança Token e Revoluciona Mercado de Criptomoedas!

0

A Criação de um Token pelo FBI e Suas Implicações no Mercado de Criptomoedas

Nos últimos dias, a moeda mais discutida no Twitter sobre criptomoedas não foi o Bitcoin ou qualquer outro ativo inovador em ascensão, mas sim um token do Ethereum criado pelo FBI como parte de uma operação para identificar golpistas. Esse token trouxe lucros à agência antes que as negociações fossem desativadas.

Investigação do Departamento de Justiça

O Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos anunciou uma ampla ação criminal contra 14 indivíduos e quatro empresas de criptomoedas na quarta-feira. As empresas Gotbit, ZM Quant, CLS Global e MyTrade foram acusadas de práticas ilícitas relacionadas à manipulação do mercado, que incluíam inflacionar os preços e volumes dos tokens conforme a demanda.

Detecção de Criptomoedas Manipuladas

Durante a investigação, o DOJ identificou cerca de 60 criptomoedas que, supostamente, foram manipuladas pelos bots de wash-trading dos réus. Isso incluía um token criado sob a direção das autoridades policiais, para uma empresa fictícia chamada NexFundAI.

O Papel do Token NexF

O token foi utilizado para identificar, interromper e levar à justiça os supostos fraudadores, segundo Jodi Cohen, agente especial responsável pela divisão do FBI em Boston, que descreveu a operação como “sem precedentes”.

De acordo com dados on-chain, o token da FBI, chamado NexF, foi criado no final de maio, e as autoridades obtiveram lucro com a moeda pouco antes de sua negociação ser desativada há 21 dias.

Operação no Uniswap

Quando um pool de liquidez para o NexF foi criado na exchange descentralizada Uniswap, o desenvolvedor do token forneceu aproximadamente 5 ETH em liquidez, equivalente a $12.000 na época, além de 50 bilhões de NexF. Após a remoção de 43 bilhões de NexF do pool meses depois, a carteira obteve cerca de 11 ETH de volta, avaliados em $26.500 — resultando em um lucro de $14.500 para o desenvolvedor.

“Assim, o @FBI lançou um token… e o mapa da bolha parecia assim, eles sabiam que apenas golpistas iriam entrar.”

Duas semanas após a desativação da capacidade de negociação do NexF, a carteira transferiu $30.000 em Ethereum para uma nova carteira, e esse valor permaneceu lá desde então, aparentemente sob controle do FBI.

Repercussões e Comentários sobre a Operação

Nick Vaiman, co-fundador e CEO da startup de visualização de blockchain Bubblemaps, descreveu os ganhos aparentes do FBI, em entrevista ao Decrypt, como “relativamente negligenciáveis” — mas, ainda assim, um resultado surpreendente para um token projetado para combater fraudes.

O FBI não respondeu imediatamente a um pedido de comentário do Decrypt.

Acusações e Manipulação de Mercados

Em um comunicado, o DOJ informou que três formadores de mercado foram acusados de irregularidades relacionadas ao wash trading do NexF, implicando que todos os três estavam envolvidos com a moeda falsa.

De acordo com uma denúncia criminal apresentada contra uma empresa chamada CLS, um dos grupos acusados de manipulação de mercado, o token falso do FBI foi negociado artificialmente durante suas últimas semanas de atividade. Os traders da CLS teriam comprado e vendido NexF entre bots de 23 de agosto a algum momento após 5 de setembro.

A CLS supostamente criou milhares de dólares em volume de negociação falso para o NexF, até que o FBI decidiu encerrar a operação. Como declarado na denúncia do DOJ: “a função de negociação do token NexFundAI foi desativada por ordem das autoridades policiais.”

#FBI, #TokenNexF, #Criptomoedas, #Ethereum, #WashTrading, #Fraude, #MercadoCrypto, #Blockchain, #Investimento, #Justica
autor original:
André Beganski
ref:https://decrypt.co/285701/fbi-made-profit-ethereum-token

Sair da versão mobile