Gensler Negou Conhecimento Sobre Operação Anti-Cripto Choke Point 2.0
Reações de Legisladores e Comissionários da SEC
Em uma rara e intensa aparição dos cinco membros votantes da U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) perante o Congresso, o presidente Gary Gensler enfrentou uma série de críticas a respeito de seu histórico de *regulação cripto* na terça-feira.
Aparição no Comitê de Serviços Financeiros
No decorrer da sessão de quase quatro horas, vários legisladores—majoritariamente, embora não exclusivamente, republicanos—condenaram as políticas de Gensler referentes às criptomoedas em termos particularmente ásperos.
“Não poderíamos ter tido um presidente da SEC mais historicamente destrutivo ou sem lei,” afirmou o deputado Tom Emmer (R-MN), um defensor notório do cripto, em uma troca acalorada durante a qual interrompeu as respostas do presidente da SEC várias vezes.
Operação Choke Point 2.0
Em um momento chave, Gensler negou até mesmo o conhecimento prévio do termo “Operação Choke Point 2.0,” que se refere a uma teoria popular sobre um esforço coordenado do governo para impedir que a indústria de cripto nos EUA se desenvolva e se estabeleça.
“Nunca ouvi esse termo,” disse Gensler, sorrindo, em resposta a uma pergunta incisiva do deputado Warren Davidson (R-OH) sobre se ele já discutiu a Operação Choke Point 2.0 com o presidente do Federal Reserve em conversas privadas.
Críticas Internas e Reflexões sobre a Regulamentação Cripto
Elementos visuais impressionantes marcaram a sessão, com múltiplos comissionários da SEC oferecendo críticas ásperas às políticas cripto de Gensler enquanto se sentavam a poucos metros dele.
“Adotamos uma visão legal imprecisa para mascarar a falta de clareza regulatória,” disse a comissária Hester Peirce sobre a mudança de posicionamento da SEC em relação à oferta de *tokens cripto*, questionando se alguns deles constituem ofertas de títulos em todos os contextos ou apenas em certos casos.
Peirce, uma indicada republicana à agência, frequentemente teve desavenças com seu presidente democrata, mas raramente teve a oportunidade de criticar sua agenda de forma tão pública durante uma audiência congressional.
Discussão Sobre Tokens e sua Classificação
Durante a audiência, Gensler enfrentou uma questão aparentemente simples: se um ingresso dos Yankees é considerado um título. “O Sr. Gensler afirma que NFTs são títulos. Não vejo diferença legal entre um ingresso dos Yankees que oferece acesso a um jogo e um NFT que oferece acesso a um evento,” comentou o deputado Ritchie Torres.
Quando questionada de forma mais incisiva sobre a recente admissão da SEC em um processo judicial, que indicou que o termo “ativos cripto títulos” pode implicar de maneira inadequada que alguns tokens podem ser títulos por si mesmos, Peirce reconheceu que a agência deveria ter sido mais clara sobre o fato de que *tokens cripto* não são títulos por sua natureza.
“Isso é algo que deveríamos ter admitido há muito tempo,” disse Peirce em resposta a uma pergunta do presidente do Comitê de Serviços Financeiros, deputado Patrick McHenry (R-NC).
Ela também atribuiu a responsabilidade por essas percepções de erros às diretrizes de Gensler. Quando questionada sobre qual era a fonte da agenda hostil da SEC em relação ao cripto, Peirce se limitou a citar:
“A agenda é a agenda do presidente,” concluiu Peirce.
#GenslerNegou #RegulaçãoCripto #OperaçãoChokePoint #ReaçõesSEC #CriptomoedasEAudiência
autor original: Sander Lutz
ref:https://decrypt.co/250994/sec-chair-gensler-denies-knowledge-anti-crypto-operation-choke-point-2-0