Movimentação de Bitcoins da Época de Satoshi: Um Olhar Aprofundado
Análise dos Dados On-Chain
Recentemente, observou-se que alguns dos primeiros Bitcoins minerados estão mostrando sinais de atividade após mais de 15 anos de inatividade. Dados on-chain revelam que, desde a última sexta-feira, pelo menos cinco recompensas de bloco do Bitcoin foram transferidas para novos endereços pela primeira vez desde que foram mineradas.
Transações Analisadas
Uma análise mais detalhada dessas transações mostra que várias das recompensas foram geradas no final de janeiro de 2009, quando a rede Bitcoin foi lançada pela primeira vez. Por exemplo, uma transação realizada às 02:30 ET na sexta-feira provinha do endereço 0430a
, que até então só havia recebido moedas em uma transação de recompensa de bloco em 29 de janeiro de 2009. Outra transação, enviada às 02:49, veio do endereço 04f49
, que minerou suas moedas pela primeira vez em 30 de janeiro de 2009.
Características dos Blocos Antigos
Cada uma dessas recompensas estava vinculada aos blocos 2247 e 2401, respectivamente. Assim como outros blocos dessa época, eles não apresentavam qualquer atividade transacional além da recompensa da mineração, refletindo a escassez de usuários do Bitcoin na época.
Volume de Transações e Suspeitas
Coletivamente, essas transações totalizaram 250 Bitcoins, o que equivale a cerca de $16 milhões. Apesar da proximidade das movimentações, não há prova de que todas as carteiras sejam controladas pela mesma pessoa. Isso gerou especulações sobre a possibilidade de que os movimentos do minerador inicial possam ser um sinal de que o criador anônimo e ausente do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, retornou misteriosamente em 2024. Porém, a análise on-chain sugere que os blocos envolvidos não fazem parte do notório “Patoshi Pattern”, que é utilizado para identificar blocos minerados por um único minerador inicial supostamente Satoshi.
“Para esclarecer a desinformação: não, este não era um dos blocos Patoshi.”
Motivações Possíveis para a Movimentação
O pseudônimo analista Pledditor especulou que essas movimentações podem ter sido uma reação ao tópico de ZachXBT, onde alguém teve suas moedas de chaves privadas vazadas de uma carteira do Bitcoin Core. Ele também sugeriu que o proprietário dessas moedas pode simplesmente estar migrando para uma configuração mais segura.
Avaliação Histórica das Recompensas de Mineração
É importante notar que em 2009, as recompensas de bloco do Bitcoin eram de 50 BTC cada uma, o que corresponderia a $3,1 milhões com os preços atuais. Devido a múltiplos eventos de “halving” a cada quatro anos que cortam a recompensa de bloco pela metade, os mineradores atualmente recebem apenas 3,125 BTC — ou cerca de $196.000.
#Bitcoins #Satoshi #Mineração #AnáliseOnChain #RecompensasBlocos
autor original: Andrew Throuvalas
ref:https://decrypt.co/250550/satoshi-era-bitcoin-miner-moves-coins-15-years